terça-feira, 19 de maio de 2020

Reserva de Emergência

Meus Caros Vadios, 

Considerando a situação pela qual estamos vivenciando por causa dessa pandemia, estou a cada dia mais apreensivo em relação a minha permanência no trabalho. 

Tenho amigos e pessoas próximas que tiveram o contrato suspenso ou até mesmo a redução da carga horária, impactando no valor do salário a receber, mesmo com o governo pagando uma parte do salário. Nessas situações, e considerando o agravamento da crise, a tendência é que muitas empresas acabem demitindo o funcionário assim que o período de estabilidade acabar.

Dada as incertezas em relação a permanência no trabalho estou revisando novamente minha reserva de emergência de forma que ela garanta ao menos um ano de tranquilidade em caso de desligamento da empresa. 

Atualmente minha reserva de emergência supre ao menos 8 meses mantendo o mesmo padrão de vida. Com isso, estou adiando a troca da minha moto para outro momento com o intuito de alocar esse valor que estava em caixa para atingir a minha meta de reserva de emergência de um ano.

Vadio tranquilão com a reserva de emergência de um ano

Cabe salientar que 100% da minha reserva está alocada em ativos de renda fixa atrelados a Selic com alta liquidez.

Como trabalho no setor privado, em caso de desligamento, tenho direito a receber o valor da rescisão mais o saldo acumulado do FGTS (algo em torno de R$ 40k), apesar disso, não considerei esse valor para a formação da reserva dada a baixa liquidez.

Caso esse valor do FGTS "apareça" utilizarei com parcimônia enquanto busco recolocação profissional.

Bem galera isso, espero que estejam bem e com uma boa reserva de emergência para passar pelos imprevistos que possam surgir mais adiante.


Abraços,
Investidor Vadio

2 comentários:

  1. E ai Vadio, beleza?

    Nesse quesito de Reserva de Emergência, você está numa posição super confortável, muito, mas muito melhor que muitas pessoas por aí.

    A minha reserva de emergências supre só 3 meses, pretendo aumentar para 1 ano. Posso fazer isso sem maiores problemas, meus gastos mensais são bem baixos.

    Essa tua Reserva de emergência é só para emergências mesmo ou usa como "Caixa" ou "Reserva de oportunidades" para compras de Ações/FII?

    Atenciosamente,
    ~Quinn

    ResponderExcluir
  2. Blza Quinn,

    Estou considerando esses valores somente como reserva de emergência. Sei que é um valor alto mas sempre considerei minha reserva para um pouco mais de 6 meses por causa da dificuldade de recolocação na minha área de atuação e por não morar mais com meus pais.

    Atualmente estou sem reserva de oportunidade pois aproveitei o momento de queda da bolsa para comprar mais ações.

    Abraços,
    IV

    ResponderExcluir